folder-page-001 (2)
Cartaz elaborado por Nícholas e Luiz Gustavo

 

Então eu te digo, sinceramente, que não sabia quem foi Calabar. E, muito menos, que nossos grandes Chico Buarque e Ruy Guerra escreveram, em 1973, em plena ditadura militar brasileira, uma peça de teatro musicada – Calabar: O Elogio da Traição – sobre ele.

Mas o que mais me motivou a comentar sobre esse personagem da nossa não tão longínqua história foi justamente o criativo cartaz que ilustra esse post e que se encontra espalhado por inúmeros pontos de ônibus da cidade de Campinas, onde moro, confeccionado por um grupo de adolescentes, todos meninos e, entre eles, meu filho Nícholas, para divulgar um trabalho de escola.

Eu, que tenho acompanhado meus quatro filhos durante a fase escolar de suas vidas, adoro me maravilhar com a capacidade desses jovens humanos de se envolver, de criar e de compartilhar o conhecimento.

Afinal, é assim que tem que ser, não é mesmo? Há de se aprender a pensar ao invés de receber conhecimentos prontos; há de se saber o que fazer com o conhecimento adquirido e há de se conseguir passar o conhecimento para frente, para mais alguém.

Esses garotos estão há semanas envolvidos em conhecer a fundo esse período da história do Brasil, a digeri-lo, mastigá-lo inteirinho, pedaço por pedaço, para, então, criar. Criar um objeto de valor, produto do conhecimento que assimilaram.

Hoje, afinal, fui testemunha de olhares brilhantes e sorrisos de cantos de bocas, transbordando o prazer e o orgulho sincero e feliz que se sente ao constatar que o resultado da obra ficou a altura de toda a dedicação.

E, novamente, confirmo a escolha que fiz há anos atrás: escola é lugar de fecundar mentes e acolher corações. Conteúdo se consegue encontrar em qualquer lugar, mas pensamento…  só brota em mentes libertas.

Amanhã, visite a página https://www.facebook.com/calabarmito.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s