O Embrulho do Presente

Foto de Tina Zani
Foto de Tina Zani

 

Conheço pessoas que simplesmente amam moda e adoram estar dentro de um modelito super mega blaster atual.

Eu, na contra-mão dessa tendência, prefiro me vestir com roupas que expressem o meu próprio estilo, imperfeito.

Simples. Confortáveis. Fáceis. Curtas. Alegres. Essas são as minhas prediletas.

Você já parou para pensar quanto tempo desperdiçamos tomando decisões e fazendo escolhas? Tempo precioso, que poderia estar sendo empregado em atitudes produtivas e criativas ou em lazer e diversão.

Muitas vezes me pego perdida e congelada tentando escolher o que vestir, ou decidir o que preparar para o almoço. E isso se repete a toda hora com situações diferentes em um dia comum. Cada vez que isso acontece, parte da minha energia mental se esvai, escorrendo como água para fora da bacia.

Se você é como eu, já deve ter se surpreendido procrastinando essas pequenas decisões e ocupando-se com atividades rotineiras e ‘seguras’, que não demandam tanta energia mental, como lavar a louça, pendurar a roupa da máquina, alimentar os gatos, arrumar a cama. Essas são minhas especialidades quando o assunto é procrastinar.

Esta semana vou dar uma geral no meu guarda-roupas. Minha intenção é tornar a minha vida mais fácil, meus dias mais produtivos e minhas decisões mais instantâneas, pelo menos no que diz respeito a o que vestir.

Só vai sobreviver o que já foi testado e aprovado.

Meu armário é pequeno, tem só duas portas, mas é incrível a minha capacidade de colocar coisas lá dentro: de roupas a objetos queridos, passando por Nutella e chocolate amargo (estes últimos estão escondidos lá para eu poder saborear sem precisar dividir com todos os outros moradores da casa).

Vira e mexe faço uma limpa e um esforço supremo para tirar tudo o que não costumo usar, mas algum tempo depois lá estou eu acumulando tudo de novo… de novo.

Dessa vez vou fazer algo diferente. O processo é o mesmo, mas o foco é outro: ficar apenas com minhas peças favoritas. De verdade. O que isso significa? Roupas nas quais me sinto bem, confortável, elegante e euzinha.

No ano passado, conversando com o Mau a respeito da minha dificuldade em decidir o que vestir para trabalhar, ele me deu uma sugestão muito legal que me economizou tempo e stress. Fiz uma lista de 12 looks completos – incluindo sapatos! –  e separei-os por dia de trabalho. Anotei tudo em uma folha de papel e grudei na porta do meu armário.

Na hora de me vestir era só consultar a lista. Foi bárbaro.

Quando desperdiço minha energia tentando decidir o que vestir e o que comer todos os dias, me torno menos eficiente em meu trabalho e tenho menos tempo para o que me interessa.

Esse ano vou fazer assim… ao invés de montar inúmeros looks diferentes, vou tornar as coisas ainda mais simples e escolher o meu ‘look da estação’. E me ater a ele.

Algumas pessoas realmente interessantes e altamente produtivas também trilharam um caminho parecido. É o caso de Steve Jobs, com sua camisa preta e jeans, ou Mark Zuckerberg de camiseta cinza, casaco preto com capuz e jeans. Não serei assim tãããão igual todos os dias, mas quem sabe consigo o sucesso que eles tiveram usando melhor o tempo que vai me sobrar 😀

Aqui está o que vou fazer para transformar meu guarda-roupas:

  • manter apenas minhas roupas prediletas, aquelas que gosto e uso de verdade.
  • ter peças curingas, que servem tanto para momentos casuais como ocasiões mais formais, e que combinam entre si formando uma variedade de possibilidades.
  • ao fazer compras, preferir peças que realmente gosto, independente do valor (ai…). Isso fará com que eu priorize a qualidade ao invés da quantidade e não amontoe coisas que não vou usar.
  • escolher acessórios como brincos, colares e cintos para incrementar meu visual.

E você, costuma acumular roupas que não usa? Preocupa-se com a moda? Que estratégias usa para escolher suas roupas com eficiência e rapidez?

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s