A Vida É Muito Curta Para Orgulho Demais

Foto de Tina Zani
Foto de Tina Zani

 

Lá no fundo você sabe que pisou na bola pois pode ver nos olhos do outro, mas se recusa a dar o braço a torcer. Fecha a cara e, pior que isso, ainda espera que venham te pedir perdão quando foi você mesmo que se colocou nessa situação de orgulho ferido.

Por que é tão difícil pedir desculpas?

Porque é exatamente assim que se sente, com o orgulho ferido por ter pisado na bola, provavelmente por ainda não ser capaz de aceitar suas próprias fraquezas. Reconhecer o erro não é confortável, não é gostoso, não te faz sentir mais importante. É muito cômodo jogar a culpa para o lado de lá da cerca.

Mas se pedir desculpas demanda coragem e autoconfiança, o que dizer do ato de perdoar?

O perdoar verdadeiro é aquele que sabe olhar para o outro, que se coloca lá onde ele está. Aceita a imperfeição, acolhe e abraça. Mais do que isso,  empatiza-se.

O perdoar e o desculpar-se só funcionam quando ambas as partes se desarmam e se dispõem a despregar os olhos de si mesmas e isso é fundamental para um bom relacionamento afetivo, familiar ou de amizade.

Mas como perceber  quando pisamos na bola? Tendo olhos de ver e ouvidos de ouvir.

E quando isso acontecer, não exite, desculpe-se. Mesmo que você ache que tem razão. Tudo bem, não tem problema.

E quando alguém vier lhe pedir perdão, lembre-se que, talvez, ele também ache que tem razão… Mas foi humilde o suficiente para se desculpar porque teve olhos de ver e ouvidos de ouvir e, muito provavelmente, preza profundamente o relacionamento que tem com você.

Deixe seu orgulho ferido de lado e perdoe com sinceridade. Pare de repetir infinitamente, lá do alto do seu pedestal e assumindo uma superioridade irreal, que a situação já estava resolvida pra você. Suba um degrau. Olhe nos olhos, ouça, e abra-se.

A vida é muito curta para orgulho demais.

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s