Foto de Tina Zani
Foto de Tina Zani

 

De repente acontece algo e você precisa falar sobre uma atitude inadequada, manifestar um descontentamento, chamar a atenção de alguém ou dar uma bronca. Falo das situações desagradáveis que podem acontecer com uma irmã, um filho, o cônjuge, um irmão, amigos ou outros parentes e pessoas próximas a você.

Qual a melhor forma para fazer isso?

Em primeiro lugar, nunca o faça em público.

O melhor momento para falar sobre isso é na intimidade das partes interessadas. Por mais descontente que você esteja e quanto mais íntimo for da pessoa em questão, não o exponha a uma situação desconcertante.

Lavar a roupa suja na frente de outras pessoas, além de constranger os outros, ainda expõe a fragilidade das suas emoções e humilha a pessoa foco da sua insatisfação.

Jamais reprima uma mãe na presença de seus filhos, por exemplo – seja ela sua irmã, sua amiga, sua cônjuge; da mesma forma, nunca exponha os defeitos de um pai na frente de sua prole ou a imaturidade de um adolescente na presença de seus amigos ou irmãos.

Todo ser humano, seja ele adulto, jovem ou criança, quer ter sua intimidade respeitada e preservada.

Pensando nisso, costumo seguir algumas etapas antes de manifestar meu desagrado em relação a uma situação ou pessoa querida. Compartilho aqui pois talvez você as ache interessantes também:

Respire fundo, solte o ar beeeeemm devagar e espere pelo momento em que vocês dois estejam a sós. Até lá, trabalhe-se. Clareie seus pensamentos, entenda melhor as circunstâncias, coloque-se no lugar do outro, delineie os motivos dele e os seus, escolha as palavras e, acima de tudo, acalme-se. Na hora da conversa, fale com educação e ouça.

Ninguém gosta de pisar na bola com alguém. Eu, pelo menos, não gosto. Mas acho legal a oportunidade de saber se por acaso isso aconteceu. Assim, tenho a chance de não repetir o erro.

 

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s