Você Tem Que Envelhecer? 5 Maneiras De Manter-Se Jovem (A Última É Imperdível)

Todos vamos envelhecer… Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos. O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar. ~ Adélia Prado

 

Faz tempo que não sou mais a mesma. Esse ano, especialmente, reparei que tenho ficado diferente cada vez mais rápido.

 

Na verdade, a cada dia que acaba e que começa não sou a mesma e isso é nítido. Posso ver quando me olho no espelho do banheiro de manhã ao lavar o rosto, ou no espelho de corpo inteiro do quarto ao me vestir depois do banho.

 

Não sou mais a mesma e isso é perceptível. Posso notar nos pensamentos que me ocorrem, nas atitudes que tomo, nos relacionamentos que cultivo, nas palavras que saem de mim – seja pela boca, seja pelo papel.

 

Faz muito tempo que não sou mais a mesma. Desde ontem, graças a Deus. Hoje já somei mais um dia inteiro de novidades, singularidades, especialidades.

 

Quem passa pela vida sem mudar, nunca nasceu. Não é mesa, porque mesa quebra a perna. Não é poste, porque poste cai com o vento. Não é porta, porque porta dá cupim. Não é pedra, porque pedra gasta com o tempo.

 

E o tempo passa. O tempo é implacável. Voa, passa e não volta.

 

Então não acelere o passo. Não perca o ritmo cadenciado e o olhar maravilhado para a vida. Cuide pra não colocar seus dias no liquidificador, fazendo-os rodar tão rápido que já não se consiga percebe quando um termina e outro começa.

 

Pra não envelhecer, há que se cuidar da alma. Regar a essência como o jardineiro atencioso cuida de seu jardim de flores raras. Exalar o perfume e as cores que atraem as borboletas, as abelhas e os passarinhos.

 

Porque, sim, o tempo vai passar, os anos vão se somar e a idade vai aumentar.

 

Mas o tempo da alma se mede em atenção. O tempo da essência se conta em sorrisos desabrochados, lágrimas derramadas, mãos entrelaçadas, beijos trocados, abraços apertados, risadas esparramadas, amores despertados. E espantosamente, o tempo da alma se conta às avessas: quanto mais experiências permitidas, mais jovialidade acumulada.

 

O segredo é manter o coração menino, o pensamento cristalino, a espontaneidade arrebatadora, a mente feliz. É cultivar alegrias e jogar fora as decepções. A alma precisa de tempo pra apreciar e de sonhos pra acalentar. É preciso alimentá-la de esperança.

 

Vamos sim envelhecer. Todos vamos. Mas, alguns envelhecerão só nos anos que passam. Aqueles que se dedicam a abrir as janelas da alma e a arejar a essência serão sempre joviais, não importa quantos anos somem.

 

É claro que há tantas formas de se cuidar da alma quantos humanos no planeta, mas aqui vão as minhas favoritas:

 

1 – Mantenha O Bom Humor .

Quando não formos capazes de nos manter contentes e de bom humor independentemente do que ocorra a nossa volta, é melhor parar e pensar a respeito da vida, pois certamente há algo nos incomodando e que ainda não nos demos ao trabalho de identificar. Nosso humor é um bom termômetro do que se passa conosco.

2 – Assuma A Sua Humanidade E Pare De Se Culpar.

Assumir nossa humanidade significa admitir que não somos perfeitos. Ninguém é, e está tudo bem. Perdoe-se por não ser perfeito. Pare de se culpar por dar bola fora, por falar uma besteira, por trocar o nome de alguém, por não ser bom o suficiente em alguma coisa. Sim, é possível ser feliz quando se encara essa verdade, afinal somos perfeitos em nossa imperfeição.

3 – Divirta-Se E Ria De Si Mesmo.

Comparo a capacidade de rir de nós mesmos a uma vertente da arte, tamanhos prazer e leveza que proporciona à alma. Quando nos divertimos com nossos próprios pequenos defeitos e trejeitos, paramos de fazer dramas e passamos a protagonizar comédias, o que contribui pra melhorar nossa autoestima e nosso humor. Automaticamente e por consequência, criamos empatia e identificação no outro, que se sente à vontade pra admitir seus próprios deslizes e rir de si mesmo também. E isso tudo vira um delicioso e alegre círculo virtuoso.

4 – Desfaça-Se De Preconceitos, Mágoas E Rancores.

Guardar esses sentimentos só traz azedume pra vida. As mágoas e os rancores estão relacionados com situações desagradáveis do passado e o preconceito, com um conceito que criamos previamente. Ou seja, tudo coisa velha, ultrapassada, antiga. Desfaça-se de tudo isso e abra-se para o novo. Alimente sua alma com a vitalidade e a inspiração. Não deixe a teia de aranha e a poeira embaçarem sua vista.

5 – E, Mais Importante Que Tudo:

 

Aprenda: bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio. ~ Adélia Prado

 

E você, como faz pra abrir suas janelas e arejar sua alma?

Deixe seus comentários logo abaixo. Adoro novidades!

E se você gostou do texto, compartilhe com mais alguém. Vamos juntos abrir todas as janelas possíveis 🙂

Anúncios

4 comentários sobre “Você Tem Que Envelhecer? 5 Maneiras De Manter-Se Jovem (A Última É Imperdível)

    1. Olá Valéria! Esse texto eu recebi da minha tia, que é leitora e fã compulsiva da Adélia rsrsrs. Ela o encontrou em uma revista há algum tempo, recortou e guardou. Ela tem todos os livros da Adélia e não achou esse poema em nenhum deles, então deduzimos que seja um texto avulso. Essa é a única referência que tenho. Se descobrir mais alguma coisa, te aviso. Um beijo.

      Curtir

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s