Alma

Ela achava que não tinha alma. Onde ia, onde vinha, sempre do lado de fora. Achava que não cabia, que não pertencia. Às vezes sentia que não tinha a cor certa, que não estava do tamanho adequado, que não combinava. Nunca encontrava pares. Vivia sozinha, sentia-se sozinha. Como um peixe Beta num aquário hexagonal, o mundo todo lá fora, nadava apertada em seu pequeno pedaço de água. Nem seu reflexo lhe fazia sentido e brigava com ele às cabeçadas.

Quando falava, ninguém entendia e as palavras evaporavam para o vento. Quando entendia, ninguém tinha falado e seu entendimento colava no corpo, como tatuagem apagada. Ouvia e via, mas só ela é que sabia da sua ausência de alma.

Estava sempre tentando se adequar, estava sempre procurando se encaixar, mas a caixa era pequena demais pra quem buscava se ampliar e ela queria o imensurável. Seus ossos se espremiam para caber, mas um dedo sempre rasgava a caixa e aparecia, com a unha pra fora procurando um pouco de ar.

Ela não entendia por que a alma não lhe vinha. Era uma coisa desabitada, que não tinha nada aonde devia ter. Tudo o que tinha estava sempre fora do lugar. Sentia-se um corpo vazio. Bonito, mas vazio.

Um dia, cansou de buscar. Um dia, entregou-se ao oco que sentia, exausta de olhar para fora e de querer o que não tinha. Um dia, silenciou seu coração sem alma, encolhida e fechada em si mesma, como casulo delicado e colorido. E de suas mãos brotaram outras. De seus dedos, entrelaçaram-se braços longos. De suas coxas, derramaram-se pernas suaves. De seu ventre, escorregaram costas largas, bumbum e umbigo. Nas entranhas do seu corpo desabitado, qualquer coisa singular e púbere se agitou.

E ela dormiu de conchinha com a alma que a abraçou de dentro pra fora.

Tina Zani

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s