sonhos que falam

sam_5915-760x570
arquivo pessoal

Esse fim de noite sonhei com coisas horríveis. Não eram horríveis do tipo das que se vive num pesadelo, eram horríveis porque me mostraram sentimentos, medos e inseguranças que estavam bem guardados em caixas lacradas, num quarto escuro trancado a sete chaves, bem lá dentro de mim. Sentimentos que pensei que já estivessem dissolvidos e resolvidos, que não iriam mais me importunar. De repente, emergiram lá das profundezas de minhas entranhas para me lembrar que ainda estão vivos e que precisam, desesperadamente, de perdão.

Acordei atordoada, sem graça, com um aperto no peito, sem vontade de sair da cama. Fiquei pensando sobre o perdão. Pensei o quanto é difícil perdoar, o quanto a gente se apega à dor e às feridas que, acreditamos, alguém nos causou. No meu esforço para conseguir me levantar e encarar o sol que batia na minha janela, me lembrei de repente que alguém, algum dia, em algum lugar, me falou ou escreveu que perdoar não é sinônimo de desculpar. Perdoar é algo como ‘cansei, desisto’. É justamente jogar a toalha, levantar a bandeira branca em pleno campo de batalha de uma guerra contra nós mesmos em que estamos perdendo para o sofrimento. Perdoar traz alívio e paz.

Desculpar nem sempre implica perdoar. A desculpa tem muito mais a ver com o outro do que conosco. Quando admitimos que o outro não teve culpa, mas seguimos magoados e entristecidos e cada vez que nos lembramos do que aconteceu, tudo piora, é porque desculpamos mas não perdoamos.

O perdão é uma conversa íntima dentro da gente e independe de culpa. Está relacionado à nossa disposição em desistir de alimentar a mágoa e o sofrimento, em parar de tirar a casquinha do machucado, em soltar a cordinha do balão cheio de um passado não tão doce e deixa-lo ir embora para tão longe que a gente nem o veja mais.

Os sonhos falam. Eles nos contam coisas sobre nós mesmos.

Depois do perdão, o que sobra é a paz.

Tina Zani

♥♥♥

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s