pernas pra quem tem samba
arquivo pessoal

quem não gosta de samba?

samba é bom. é lindo de ver quem sabe sambar, sambando. eu sambo, mas não sei sambar.

esse ano, vou aprender a dançar samba juntinho, samba de casal. comprei uma sandália bacana, com salto de madeira, especialmente para as aulas. meu parceiro de dança é muito mais alto que eu e dançar com ele, juntinho, sem subir nas tamancas, não dá. cansa demais o pescoço. por isso a sandália especial que me cresce uns 15 cm.

samba enredo, samba de raiz, samba de gafieira. tudo é bom. não há acanhamento que resista a um bom samba. timidez se desfaz em pó quando começa o tum. dá um remelexo e, quando se percebe, já se está dançando. é incontrolável. vem do ventre e vai subindo até o coração batucar no mesmo compasso e o corpo todo começar a responder. como uma conversa, o samba puxa o assunto e a gente se interessa; o samba fala e a gente responde; o samba repica e a gente argumenta. e a prosa continua num bate-rebate redondo e cheio de molejo. o samba não deixa ninguém quieto.

se tem tristeza, o samba extravasa no choro da cuíca. se tem alegria, é no tambor e no pandeiro que a cadência faz festinha. ressentimento, mágoa, rancor, o reco-reco arranha até tirar a casca, e da raiva o surdo dá conta. mas se tem poesia e juras de amor, o cavaquinho dedilha e traduz em quadril, peitos, pernas e bumbum sacudindo. um poema vivo e requebrante em versos curtos de rima fácil.

o samba conversa com as gentes e as gentes conversam entre si. depois do primeiro acorde, a alma já está lavada e o sorriso cristalino.

eu gosto de samba. sou boa sujeita, boa da cabeça e não sou doente do pé.

Tina Zani

♥♥♥

Obrigada pela visita. Se você gosta dos meus textos, considere compartilhá-los ou adquira e presenteie um livro meu 😀

Descabelando-se Entre Penteadinhos

Anúncios

Deixe aqui o seu comentário :)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s